TBH-INFANTARIA-SITE-BANNER-2-980X231PX

Prezados atletas, durante todo o ano de 2020 todas as forças e atenções do exército brasileiro estão focadas no combate ao Covid-19 e suas consequências, com isso a Corrida da Infantaria 2020 está cancelada.

Em 2021 estamos de volta com a Corrida da Infantaria, com ainda mais novidades pra todos vocês.

Todas as inscrições feitas até o momentos serão devolvidas.

Dúvidas enviem e-mail para [email protected] .

Agradecemos a compreensão e apoio. Nos vemos em breve!

Corrida da Infantaria 2020 - Divulgação 7 (2)

A Corrida da Infantaria é uma iniciativa do 12º BATALHÃO DA INFANTARIA, com organização da TBH ESPORTES. O evento é de caráter esportivo e social, com a finalidade de promover a Semana da Infantaria e homenagear o Patrono da Infantaria do Exército Brasileiro – ANTÔNIO SAMPAIO.

Além de estimular os atletas de elite, a Corrida da Infantaria também tem o objetivo de incentivar os diversos corredores anônimos que treinam e usam as provas de rua como uma forma de melhorar a saúde e qualidade de vida. O evento está aberto à participação de Militares e Civis e terá a largada realizada dentro do Batalhão. Serão disputadas as corridas de 21 km, 10 km, 5km e uma caminhada participativa de 2km.

Paralelamente ao evento serão promovidas práticas de escaladas (aberto ao público), demonstrações de montanhismo, exposição de viaturas do exército brasileiro e sorteio de cursos de montanhismo.

Corrida da Infantaria 2020 - ID 13

infantaria1

A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte. Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas em todos os tipos de terreno. Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo-a-corpo. As unidades da Infantaria brasileira distinguem-se por diferentes especialidades: Motorizada, Blindada, Paraquedista, Leve (Aeromóvel), de Selva, de Montanha, de Caatinga, de Polícia do Exército, de Guarda. São adestradas para combater em diversos tipos de terreno, em qualquer parte do território nacional. Sua missão básica, no ataque, é destruir ou capturar o inimigo, empregando o fogo, o movimento e a ação de choque. Na defensiva, mantêm o terreno e contra-ataca.

Neste século, nossos infantes integraram a Força Expedicionária Brasileira, durante a II Guerra Mundial. A 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária conquistou o respeito de aliados e adversários com vitórias alcançadas em território europeu, como a de Monte Castelo e a de Montese. Os infantes brasileiros podem ser encontrados na Amazônia, no sertão nordestino, nos pampas, nas montanhas, no pantanal e nos montes. Em qualquer lugar, não importa quão longe esteja. Basta que haja uma missão. O patrono da arma de infantaria é o Brigadeiro Sampaio.

“Depois do que assisti em Monte Castelo, quando passo por um soldado de Infantaria, tenho vontade de prestar-lhe continência.” (Gen. Cordeiro de Farias, comandante da Artilharia Divisionária da FEB).

ARMA DE INFANTARIA

A Infantaria sempre foi a principal força combativa de um exército, geralmente dotada dos maiores efetivos. Formada por soldados preparados para combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, teve suas origens nos combatentes gregos e romanos, que lutavam em grupos compactos, armados de espadas e lanças, protegidos por couraças e elmos metálicos.

Com o surgimento das armas de fogo, ao final da idade media, a Infantaria começou a empregar uma nova organização tática. Na ofensiva, passou a cerrar sobre o inimigo, empregando o fogo, o movimento e o combate aproximado. Na defensiva, o objetivo concentrou-se na manutenção do terreno, impedindo, expulsando ou destruindo o inimigo pelo contra-ataque.

A versalidade singular da Infantaria brasileira é reflexo de sua inúmeras Unidade, destacadas em cada canto do País. Com as Organizações Militardes de selva, faz-se presente na Amazônia, assegurando as fronteiras do Norte e colaborando com o desenvolvimento regional. Na região Nordeste, conta com a Infantaria Caatinga e, no Centro-Oeste com a Infantaria Pantaneira.

Domina as alturas com a Infantaria de Montanha. Alcança a alta mobilidade estratégica, necessária ao País continental, com a Infantaria Paraquedista e a Leve. Completa suas amplitude operacional com o poder de fogo e a ação de choque, inerentes à Infantaria Blindada e à moderna infantaria Mecanizada. Atua ainda como força policial e de segurança internacional.

Atualmente, a Infantaria tem sido empregada em missões de paz, operações de garantia da lei e da ordem, pacificação de áreas urbanas, patrulhamento e proteção das fronteiras. O cenário contemporâneo de atuação da Força Terrestre necessita de um versátil soldado infante. Consciente de seu papel estratégico no cumprimento de missões, ele deve ser capacitado a operar sistemas de armamentos de alta tecnologia, sem, contudo, perder a genuína rusticidade, a persistência, a coragem e a disciplina.

Nobres infantes, parabéns!

O INFANTE

“ A pé, de armas na mão, abnegado e estoico, arrastando-se na lama ou no gelo, ascendendo por penhascos, através de vales profundos, indiferente ás minas e aso fogos traiçoeiros, a um só tempo marchando e lutando, superior ás intempéries e à fadiga, vai o infante brasileiro, em busca do inimigo, onde quer que esteja.”

Marechal Mascarenhas de Moraes

Comandante da 1ªDivisão de Infantaria Expedicionária

Antônio de Sampaio – O Patrono

Antônio de Sampaio nasceu em Tamboril, Estado do Ceará, no dia 24 de maio de 1810. em 1830, assentou praça como    voluntario, no 22° Batalhão de Caçadores, sediado na cidade de Fortaleza. Aproximadamente dois anos depois, receberia seu batismo de fogo no encontro de Icó, travado para debelar em rebelião que se opunha à abdicação de D. Pedro I. De soldado a  brigadeiro, Sampaio mostrou-se merecedor de galgar todos os postos da carreira, revelando a humildade de soldado e a visão  arrojada de um general.

Na Guerra da Tríplice Aliança, o estoico sertanejo de Tamboril cobriu-se definitivamente de gloria. Em 1866, rumo para o  teatro de operações e, à frente da 3ªdivisão, a Divisão Encouraçada, combateu nas operações de transportar do rio Paraná, nas  Batalhas da Confluência e do Estero Bellaco.

Na marcha para Tuiuti, coube-lhe o comando da vanguarda, A presença de Sampaio junto a seus comandados promoveu a  confiança necessária para resistir ao ataque paraguaio. A Divisão encouraçada lutou com bravura e arrojo, com o intuito de  cumprir a árdua missão. Nesse cenário, o Brigadeiro Sampaio, ainda liderando a sua Divisão, sofreu dois graves ferimentos. Ao  receber um terceiro e derradeiro tiro, o intrépido guerreiro eternizou, com o seu sangue, uma mensagem de coragem, de  tenacidade e de patriotismo aos soldados do Brasil.

Infante brasileiro, tomemos como exemplo o destemor e a dedicação do Patrono da Infantaria, cuja a retidão de conduta,  abnegação e amor à Pátria permitem-nos prosseguir, de maneira inabalável, rumo ao cumprimento de dever. Não nos  esqueçamos: vive ou morre uma nação segundo o valor do seu exército, vivi ou morre um exército segundo o valor de sua Infantaria!

EVENTO CANCELADO, TODOS OS VALORES SERÃO ESTORNADOS. DUVIDAS, [email protected].

DATA: Domingo – 24 de Maio de 2020

LOCAL: Rua Tenente Brito Melo, s/n – Barro Preto

DISTÂNCIAS: 21 KM :: 10 KM :: 5 KM

CRONOGRAMA:

Domingo – 24 de Maio de 2020

06h30 – Abertura da Arena

07h50 – Alongamentos

08h00 – Largada Corrida de 21km, 10km e Corrida de 5 km

09h00 – Largada Caminhada de 2 km

10h00 – Início das cerimônias de premiação

INSCRIÇÕES:

Evento Cancelado

VALORES:

1ª Lote – R$ 60,00 por tempo indeterminado

2º Lote – R$ 70,00 Em breve

3º Lote – R$ 80,00 Em breve (Ou enquanto houver vagas)

PONTO FÍSICO DE INSCRIÇÃO:

Loja Nade Bem

Rua Alagoas, Nº 601 – Loja 31 – Savassi – Belo Horizonte (Galeria da Tia Eliane Turismo)

Horário:

Segunda a Sexta de 10h00 as 18h00

Sábado de 10h00 as 12h00

Obs. As inscrições para idoso serão feitas apenas pelo e-mail: [email protected], conforme regulamento.

Obs. Pagamento apenas no dinheiro e cheque.

ENTREGA DOS KITS:

Em breve.

PREMIAÇÃO:

Todos os atletas receberão ao final do evento uma medalha de participação e os 3 primeiros colocados no geral masculino e no geral feminino na CORRIDA DE 21KM, CORRIDA DE 10KM e na CORRIDA DE 5KM receberão um troféu ou medalha especial cada.  Na competição de 10km teremos a categoria Militar (Somente militares do Exército) para os 3 primeiros colocados gerais masculino e feminino, o atleta militar do exército que ganhar no público geral não irá competir na categoria Militar do exército.

IMPORTANTE: o percurso começa e termina dentro do XII Batalhão de Infantaria do Exército. Por questões de segurança exigidas pelo mesmo, não será permitida a participação de pessoas que não estejam devidamente inscritas no EVENTO. A identificação dos atletas será feita pelo número de peito devidamente posicionado e visível na parte da frente da camisa.

EVENTO CANCELADO, TODOS OS VALORES SERÃO ESTORNADOS. DUVIDAS, [email protected].

DATA: Domingo – 24 de Maio de 2020

LOCAL: Rua Tenente Brito Melo, s/n – Barro Preto

DISTÂNCIAS: 02 KM

CRONOGRAMA:

Domingo – 24 de Maio de 2020

06h30 – Abertura da Arena

08h00 – Largada Caminhada de 2 km

INSCRIÇÕES:

Evento cancelado.

VALORES:

1ª Lote – R$ 60,00 por tempo indeterminado

2º Lote – R$ 70,00 Em breve

3º Lote – R$ 80,00 Em breve (Ou enquanto houver vagas)

PONTO FÍSICO DE INSCRIÇÃO:

Loja Nade Bem

Rua Alagoas, Nº 601 – Loja 31 – Savassi – Belo Horizonte (Galeria da Tia Eliane Turismo)

Horário:

Segunda a Sexta de 10h00 as 18h00

Sábado de 10h00 as 12h00

Obs. As inscrições para idoso serão feitas apenas pelo e-mail: [email protected], conforme regulamento.

Obs. Pagamento apenas no dinheiro e cheque.

ENTREGA DOS KITS:

Em breve.

PREMIAÇÃO:

Todos os atletas receberão ao final do evento uma medalha de participação.

IMPORTANTE: o percurso começa e termina dentro do XII Batalhão de Infantaria do Exército. Por questões de segurança exigidas pelo mesmo, não será permitida a participação de pessoas que não estejam devidamente inscritas no EVENTO. A identificação dos atletas será feita pelo número de peito devidamente posicionado e visível na parte da frente da camisa.

Percurso Corridas 21Km, 10Km e 5Km

Percurso Corrida 10km

Percurso Corrida 5km

EVENTO CANCELADO, TODOS OS VALORES SERÃO ESTORNADOS. DUVIDAS, [email protected].

INSCRIÇÕES:

Evento cancelado

VALORES:

1ª Lote – R$ 60,00 por tempo indeterminado

2º Lote – R$ 70,00 Em breve

3º Lote – R$ 80,00 Em breve (Ou enquanto houver vagas)

PONTO FÍSICO DE INSCRIÇÃO:

Loja Nade Bem

Rua Alagoas, Nº 601 – Loja 31 – Savassi – Belo Horizonte (Galeria da Tia Eliane Turismo)

Horário:

Segunda a Sexta de 10h00 as 18h00

Sábado de 10h00 as 12h00

Obs. As inscrições para idoso serão feitas apenas pelo e-mail: [email protected], conforme regulamento.

Obs. Pagamento apenas no dinheiro e cheque.

1 – A COMPETIÇÃO

1.1) O Evento Esportivo “CORRIDA DA INFANTARIA”, doravante denominada EVENTO, será realizado no Bairro Barro Preto e imediações, em Belo Horizonte, no dia 24 de maio de 2020, em qualquer condição climática, com participação de pessoas, homens ou mulheres devidamente inscritas, doravante denominadas ATLETAS.

1.2) O EVENTO é composto pela realização de 4 modalidades de pedestrianismo independentes: Corrida de 21km, Corrida de 10 km, Corrida de 5 km e Caminhada de 2 km.

1.3) O EVENTO é de realização do XII Batalhão de Infantaria do Exército e organização da TBH Esportes.

1.4) O EVENTO tem homologação pela FMA (Federação Mineira de Atletismo).

1.5) O EVENTO terá LARGADAS e CHEGADAS no XII Batalhão de Infantaria do Exército, localizado na Rua Timbiras, conforme percursos e distâncias detalhados em mapas divulgados no site do evento.

2 – CRONOGRAMA

Domingo – 24 de Maio de 2020

06h30 – Abertura da Arena

07h50 – Alongamentos

08h00 – Largada Corrida de 21km, 10km e Corrida de 5 km

09h00 – Largada Caminhada de 2 km

10h00 – Início das cerimônias de premiação

2.2) Os horários e distâncias citados acima poderão variar por necessidades técnicas. A ORGANIZAÇÃO solicita extrema atenção às chamadas do sistema de som na área de Largada para eventuais ajustes nos respectivos horários.

3 – REGRAS GERAIS DO EVENTO

3.1) Ao participar deste EVENTO, o ATLETA assume total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceita e acata totalmente o REGULAMENTO e suas regras, assume as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois do EVENTO. É de responsabilidade do ATLETA cadastrar um e-mail válido no ato de sua inscrição, ler os informativos enviados ao seu endereço eletrônico e acessar com frequência o site do evento para verificar possíveis modificações deste regulamento, notícias e informações para sua participação na prova.

3.2) Ao participar deste EVENTO, o ATLETA cede todos os direitos de utilização de sua imagem, inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos a televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ ou divulgação, promoções, Internet e qualquer mídia em qualquer tempo.

3.3) Haverá, para atendimento emergencial aos atletas, um serviço de apoio médico com ambulância para prestar o 1º atendimento e eventuais remoções. A continuidade do atendimento médico propriamente dito tanto de emergência como de qualquer outra necessidade será efetuado na REDE PÚBLICA sob responsabilidade desta. A ORGANIZAÇÃO não tem responsabilidade sobre as despesas médicas que o atleta venha a ter durante ou após a prova.

3.4) O ATLETA ou seu (sua) acompanhante responsável poderá se decidir por outro sistema de atendimento médico (remoção/transferência, hospital, serviço de emergência e médico entre outros) eximindo a ORGANIZAÇÃO de qualquer responsabilidade, direta ou indireta sobre as consequências desta decisão.

3.5) A segurança do EVENTO receberá apoio dos órgãos competentes e haverá monitores para a orientação dos participantes.

3.6) Serão colocados à disposição dos ATLETAS inscritos, Sanitários e Guarda-Volumes na região da LARGADA e CHEGADA.

3.7) A ORGANIZAÇÃO não recomenda que sejam deixados VALORES no Guarda-Volumes tais como; relógios, roupas ou acessórios de alto valor, equipamentos eletrônicos, de som ou celulares, cheques, cartões de crédito etc.

3.8) A ORGANIZAÇÃO não se responsabilizará por qualquer objeto deixado no Guarda-Volumes.

3.9) Não haverá reembolso, por parte da ORGANIZAÇÃO, bem como seus PATROCINADORES, APOIADORES E REALIZADORES, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ ou acessórios utilizados pelos ATLETAS no EVENTO, independente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que por ventura os ATLETAS venham a sofrer durante a participação do EVENTO.

3.10) Ao se inscrever para o EVENTO o atleta assume o compromisso e a responsabilidade de ter feito rigorosa avaliação médica, inclusive a realização de teste ergométrico prévio, exames médicos e avaliações físicas pertinentes com profissionais competentes da área da saúde e declara estar apto e autorizado para competir. O ATLETA assume e expressamente declara que é conhecedor de seu estado de saúde, que tem condições de saúde para participar do EVENTO, quem tem capacidade atlética necessária, e que treinou adequadamente para o EVENTO.

3.11) Os acessos às áreas de Concentração e Largada serão sinalizados, sendo proibido pular as grades que delimitam estas áreas sob qualquer pretexto.

3.12) O posicionamento escolhido pelo ATLETA nos locais de LARGADA, disponíveis no evento, previstos no regulamento ou disponibilizados pela ORGANIZAÇÃO é de única e exclusiva responsabilidade do mesmo.

3.13) O ATLETA deverá observar o trajeto ou percurso balizado para a prova, não sendo permitido qualquer outro meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem ou corte do percurso indicado.

3.14) É proibido o auxílio de terceiros bem como o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização, por escrito, da ORGANIZAÇÃO.

3.15) A ORGANIZAÇÃO do EVENTO, bem como seus PATROCINADORES, APOIADORES E REALIZADORES, não se responsabilizam por prejuízos ou danos causados pelo ATLETA inscrito no EVENTO, seja ao patrimônio publico, a terceiros ou outros participantes, sendo esses de única e exclusiva responsabilidade do Autor.

3.16) Qualquer reclamação sobre o resultado EXTRA OFICIAL da competição deverá ser feita, por escrito, à ORGANIZAÇÃO, em até 30 dias após a primeira publicação do resultado no site do EVENTO.

3.17) Poderão os ORGANIZADORES / REALIZADORES suspender o EVENTO, ou partes dele, ou mesmo alterá-lo, por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ ou motivos de força maior.

3.18) O ATLETA que em qualquer momento deixe de atender as regras descritas neste REGULAMENTO, que deixe de comunicar (com registro por escrito e devidamente recebido pelos ORGANIZADORES) a ORGANIZAÇÃO qualquer impedimento de sua parte ou que não manter uma conduta educada e esportiva poderá a qualquer tempo ser desclassificado do EVENTO.

3.19) Não haverá pagamento de cachê de participação para nenhum ATLETA.

3.20) A ORGANIZAÇÃO reserva-se o direito de incluir no EVENTO ATLETAS especialmente convidados.

3.21) Somente poderão participar do EVENTO, ATLETAS que não estejam suspensos, ou que não estejam cumprindo qualquer tipo de punição impeditiva imposta pelas respectivas Confederações ou Federações esportivas.

3.22) Poderão ser realizados exame antidoping para os ATLETAS participantes do EVENTO a critério da ORGANIZAÇÃO.

3.23) Quanto ao serviço de empréstimo de chip de cronometragem, elaboração, fornecimento e divulgação de resultados, fica o participante ciente de que é de sua exclusiva responsabilidade o correto uso do chip e instalação em seu corpo ou vestuário, bem como a passagem no tapete de captação de dados instalado. Fica também ciente o participante que se tratam de equipamentos eletrônicos e os mesmos podem sofrer interferências e perda de informações, ficando isenta a ORGANIZAÇÃO do fornecimento dos mesmos.

3.24) O uso do chip é obrigatório. Ao final da prova, os participantes deverão devolver o chip e receber a medalha de Participação. O ATLETA que perder, extraviar ou danificar o seu chip deverá pagar à ORGANIZAÇÃO do EVENTO a quantia de R$ 50,00 (CINQUENTA REAIS). Para o ATLETA que perder, extraviar, danificar ou não devolver o chip, será emitido um boleto de cobrança referente ao custo do mesmo (exceto se for utilizado o Chip descartável).

3.25) Poderá a ORGANIZAÇÃO receber e/ou solicitar informações aos participantes para que auxiliem na correção de eventuais problemas no fornecimento dos resultados, sem tempo definido e obrigatoriedade para estas correções dentro do prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias da data de realização do evento.

3.26) A ORGANIZAÇÃO disponibiliza para contato com os participantes, o seu serviço de fale conosco através do site do evento, sendo este site a única fonte oficial de fornecimento de resultados.

3.27) A ORGANIZAÇÃO se reserva o direito de alterar qualquer dos itens deste regulamento sem aviso prévio, conforme as necessidades do EVENTO informando estas alterações na retirada do Kit, ocasião esta em que o ATLETA poderá optar por não participar da prova e ter o valor da inscrição ressarcido.

4 – INSCRIÇÕES, VALORES E PRAZOS

4.1) As inscrições poderão ser feitas Online no site do evento (sujeito a cobrança de taxa de conveniência, cobrada pelo prestador do serviço de inscrição online terceirizado) na Internet e também presencialmente em pontos de inscrição a serem informados no site do evento.

4.2) As inscrições para a o evento terão os seguintes valores:

1ª Lote – R$ 60,00 por tempo indeterminado

2º Lote – R$ 70,00 Em breve

3º Lote – R$ 80,00 Em breve (Ou enquanto houver vagas)

4.3) A ORGANIZAÇÃO poderá a qualquer tempo suspender ou prorrogar prazos ou ainda adicionar ou limitar o número de vagas em qualquer das modalidades do EVENTO em função de necessidades, disponibilidades técnicas ou estruturais sem prévio aviso.

4.4) Em atenção ao Estatuto do Idoso, a ORGANIZAÇÃO disponibilizará aos ATLETAS com idade igual ou acima de 60 (sessenta) anos, o desconto de 50% (cinquenta por cento) no valor da inscrição. IMPORTANTE: os atletas acima de 60 anos deverão retirar o seu KIT de competição pessoalmente, portando documento de identidade, ficando vedada a retirada de KITS por terceiros.

Para o idoso para fazer jus ao benefício de 50% (cinquenta) de desconto no valor da inscrição, será necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected], informar os dados pessoais e enviar digitalizada, uma cópia do documento de identidade com foto (RG ou CNH).

* Parágrafo único. Os(as) atletas idosos que realizarem a inscrição pelo sistema Online disponível na Internet renunciarão neste ato ao direito do desconto, diante da impossibilidade de comprovação da sua condição de idoso através deste sistema.

4.5) Sob nenhuma circunstância serão aceitos como válidos boletos pagos após a data de vencimento.

4.6) A inscrição só será considerada efetivada a partir da data da efetivação do PAGAMENTO, e não da data de preenchimento da ficha.

4.7) O COMPROVANTE DE PAGAMENTO é um documento único, não tendo a ORGANIZAÇÃO cópia do mesmo.

4.8) O ATLETA assume que participa deste EVENTO por livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade os ORGANIZADORES, REALIZADORES E PATROCINADORES, em seu nome e de seus sucessores.

4.9) Ao se inscrever no EVENTO o ATLETA o faz de forma pessoal e intransferível, não havendo possibilidade de transferência desta inscrição para outro ATLETA, bem como reembolso do valor da inscrição com antecedência inferior a 30 (trinta) dias da realização da prova. Caso o ATLETA solicite o reembolso independente do motivo, o mesmo fica ciente que será descontado o valor da taxa do boleto e 30% sobre o valor líquido da inscrição referente a taxa de serviço para administração do processo de reembolso.

4.10) Ao se inscrever no EVENTO o ATLETA disponibiliza seus dados e autoriza aos ORGANIZADORES, PATROCINADORES, APOIADORES, REALIZADORES E PARCEIROS, para que a qualquer tempo enviem em seu nome, no endereço eletrônico ou físico (ou qualquer outro fornecido) informativos, mala direta ou qualquer outro tipo de correspondência.

4.11) A inscrição de ATLETAS com idade igual ou acima de 60 (sessenta) anos encerra 1 semana antes do evento ou (Enquanto houver vagas).

4.12) Para retirar o kit de terceiros temos um limite de 5 kits por pessoa, para a retirada de mais kits o responsável precisa entrar na fila novamente.

4.13) A Troca de titularidade só é permitida até 5 dias uteis antes da entrega dos kits, não é permitido a troca de titularidade na entrega dos kits.

4.14) A Troca de distância só é permitida até 5 dias uteis antes da entrega dos kits, não é permitido a troca de distância na entrega dos kits.

5 – KIT DE PARTICIPAÇÃO

5.1) Ao se inscrever e pagar a taxa de inscrição o ATLETA está apenas ativando sua participação e acesso ao EVENTO, bem como o uso da infraestrutura de apoio.

5.2) O Kit de Participação do evento somente será entregue aos ATLETAS regularmente inscritos e portanto estará vinculado à taxa de inscrição. O Kit tem itens de uso obrigatório conforme o evento ao qual o atleta se inscreveu. Como cortesia e sem vínculo à taxa de inscrição haverá uma camisa promocional.

5.3) O tamanho desta camisa deverá ser escolhido dentre os disponíveis no momento da entrega do KIT ao ATLETA.

5.4) Não haverá entrega de kit de participação no dia do evento, nem após o mesmo.

5.5) A entrega dos KITS aos atletas será feita em local, dias e horários a ser informado no site do evento.

5.6) A entrega será para todos os atletas inscritos, em qualquer uma das categorias disponíveis no regulamento da prova sem exceção.

5.7) Para retirar o Kit do ATLETA, é necessário apresentar Documento de Identidade com foto original (RG ou Carteira de Motorista), COMPROVANTE DE PAGAMENTO ou o BOLETO BANCÁRIO pago ORIGINAL (não serão aceitas cópias, em hipótese alguma). Esse comprovante será retido na entrega do Kit.

5.8) Para terceiros retirarem o kit do ATLETA é necessário os mesmos documentos acima mencionados. Caso não tenha o documento original, o mesmo poderá apresentar uma cópia autenticada dos documentos do ATLETA. (não serão aceitas cópias, em hipótese alguma). É necessário também apresentar uma autorização por escrito do titular da inscrição para que o terceiro retire o KIT. Os atletas acima de 60 anos deverão retirar os seu KIT PESSOALMENTE, caso contrário não terão direito ao desconto de 50% no valor da inscrição.

6 – REGULAMENTO ESPECÍFICO DA CORRIDA E DA CAMINHADA

6.1) A competição está dividida em quatro níveis de competição conforme os detalhes abaixo:

CORRIDA 21KM – Largada 8h00

CORRIDA 10 KM – Largada 08h00

CORRIDA 05 KM – Largada 08h00

CAMINHADA 02 KM – Largada 09h00

6.2) CONDUTA – Os competidores deverão: manter durante todo o tempo uma conduta desportiva; ser responsáveis pela sua própria segurança e a segurança de outros; ser responsáveis pela compreensão e pelo cumprimento deste Regulamento; tratar a todos com respeito e cortesia; não fazer uso da linguagem vulgar ou de baixo calão; em eventual abandono informar à organização.

6.3) LARGADA – Na largada o atleta deverá estar posicionado na área de largada de acordo com a orientação do árbitro; se a largada for “queimada” deverá ser repetido três vezes o sinal sonoro; quando houver uma largada “queimada”, os atletas deverão retornar ao ponto de partida conforme orientação do árbitro. O atleta que não retornar será desclassificado; o atleta que causar duas “queimadas” de largada será desclassificado.

6.4) CORRIDA – É de responsabilidade do atleta manter-se no percurso; o atleta pode correr ou caminhar não sendo permitido engatinhar ou se arrastar; o atleta não poderá correr com o torso nu; o número de competição deve ser colocado na parte da frente do corpo, entre o peito e a cintura, de forma que fique bem visível; o número fornecido pela organização não pode ser recortado ou sofrer qualquer alteração; qualquer atleta que aparentar perigo para ele mesmo ou outro poderá ser desclassificado e retirado da Competição (Ex.: falta de coordenação motora); não é permitido usar qualquer tipo de equipamento ou acessório que possa colocar em risco outros competidores ou a si próprio (Ex.: fones de ouvido, recipientes de vidro, walkman, jóias e etc.); o atleta não poderá correr acompanhado de pessoa externa a competição; o percurso será na região do XII Batalhão de Infantaria conforme mapas divulgados no site do evento; os percursos tem distâncias que podem variar por necessidades técnicas.

6.5) CHEGADA – Será considerada a chegada de um atleta quando qualquer parte do seu torso cruzar a linha de chegada; o atleta deverá obrigatoriamente cruzar a linha de chegada entre o pórtico de chegada; ao cruzar a linha de chegada o atleta assume o seu resultado final, não havendo qualquer possibilidade o atleta retornar a competição novamente; o atleta deve manter uma atitude desportiva, não desmerecendo a classificação dos seus adversários; se houver empate na chegada entre dois ou mais atletas a classificação da chegada será decidida pelo Árbitro de Cronometragem, que poderá recorrer aos recursos de foto ou vídeo para dar seu parecer final; a CORRIDA DE 21 KM durará no máximo 4h00, a CORRIDA DE 10 KM durará no máximo 1h40 a CORRIDA DE 5 KM durará no máximo 1h10 sendo que a área da linha de Chegada e seus equipamentos e serviços poderão ser desligados e desativados após este período; o ATLETA que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, será convidado a retirar-se da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio.

6.6) CLASSIFICAÇÃO – A Corrida terá classificação em três níveis de competição: 21 KM, 10 KM e 5 KM, divididos em masculino e feminino, porém devido ao caráter participativo do evento não haverá premiação de faixas etárias; a classificação dos ATLETAS na prova será publicada no site do EVENTO no informe “RESULTADOS” em até 72 horas após o evento; para a classificação dos 3 primeiros lugares masculinos e femininos, será considerado o tempo bruto, e para classificação dos demais será considerados o tempo líquido. A CAMINHADA tem caráter exclusivamente participativo e não será cronometrada e nem terá resultados divulgados.

6.7) PREMIAÇÃO – Todos os atletas da CORRIDA e da CAMINHADA que completarem os percursos corretamente receberão ao final do evento uma medalha de participação; os 3 primeiros colocados no geral masculino e no geral feminino nas competições de 21 KM, 10 KM e de 5 KM receberão um troféu ou medalha especial cada; Na competição de 10km teremos a categoria Militar (Somente militares do Exército) para os 3 primeiros colocados gerais masculino e feminino, o atleta militar do exército que ganhar no público geral não irá competir na categoria Militar do exército. A ORGANIZAÇÃO poderá a seu critério incluir algum tipo de bonificação ou participação especial. A CAMINHADA tem caráter exclusivamente participativo e não terá nenhuma premiação, somente a medalha de participação.

6.8) A idade mínima exigida para a participação nos eventos é de 16 anos e será válida a idade que o ATLETA terá em 31 de dezembro de 2020.

6.9) O percurso começa e termina dentro do XII Batalhão de Infantaria do Exército. Por questões de segurança exigidas pelo mesmo, não será permitida a participação de pessoas que não estejam devidamente inscritas no EVENTO. A identificação dos atletas será feita pelo número de peito devidamente posicionado e visível na parte da frente da camisa.

6.10) A supervisão técnica está a cargo da FMA – Federação Mineira de Atletismo.

7 – TERMO DE RESPONSABILIDADE

IMPORTANTE: ao se inscrever, todo ATLETA declara automaticamente que está de acordo com o termo de responsabilidade abaixo:

7.1) “Declaro que assumo total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceito e acato totalmente o REGULAMENTO e suas regras, assumo as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da minha participação antes, durante e depois do EVENTO, e isento de qualquer responsabilidade os Organizadores, Patrocinadores e Realizadores, em meu nome e de meus sucessores. Assumo o compromisso e a responsabilidade de ter feito rigorosa avaliação médica, inclusive a realização de teste ergométrico prévio, exames médicos e avaliações físicas pertinentes com profissionais competentes da área da saúde e declara estar apto e autorizado para competir. Assumo e expressamente declaro que sou conhecedor de meu estado de saúde, que tenho condições de saúde para participar do EVENTO, quem tenho capacidade atlética necessária, e que treinei adequadamente para o EVENTO.”

8 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1) Dúvidas e informações técnicas serão esclarecidas com a ORGANIZAÇÃO, através do “Fale Conosco” no site do EVENTO.

8.2) A ORGANIZAÇÃO poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do EVENTO, incluir ou alterar este REGULAMENTO, total ou parcialmente, sendo certo que neste caso, na data estipulada para a retirada do KIT, o ATLETA poderá concordar com as mudanças e prosseguir participando ou optar pela desistência no evento.

8.3) As dúvidas ou omissões deste REGULAMENTO serão dirimidas pela Comissão ORGANIZADORA e/ ou pelos ORGANIZADORES / REALIZADORES de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.

Corrida-da-Infantaria-2019-Logo-2